segunda-feira, 26 de maio de 2014

DPU REALIZA MUTIRÃO DE ATENDIMENTO A IDOSOS

No dia 22 de maio, a Defensoria Pública da União em Mossoró realizou mutirão de atendimento a idosos no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), localizado no bairro do Alto de São Manoel. O evento comemorou o Dia Nacional da Defensoria Pública, celebrado em 19 de maio, e também fez parte do programa Eu Tenho Direito, desenvolvido em todo o País pela Defensoria Pública Geral da União, que busca aproximar a instituição da população brasileira com renda familiar de até três salários mínimos.

Aproximadamente 45 pessoas acompanharam a palestra do Defensor Público Chefe da DPU-MO, Daniel Teles Barbosa, que explicou o papel da instituição e os serviços prestados à população. Em seguida, a equipe da DPU realizou atendimentos individualizados, prestando orientações jurídicas e tirando dúvidas dos cidadãos. A maior parte dos casos tratava de questões previdenciárias e de saúde.

A aposentada Luiza Teodora de Medeiros Matoso afirmou que esse projeto está aprovado e que caso precise de apoio já sabe onde buscar a solução. Ainda disse que gostou muito e que o projeto deveria ser expandido para outras unidades do CRAS.

A Coordenadora do grupo de idosos do CRAS, Ediesse Sousa Monte, destacou a importância da ação, pois possibilitou a difusão do papel da DPU, e ainda acrescentou que existem pessoas que não procuram a instituição por não ter conhecimento do seu papel na garantia da efetivação de seus direitos.

Para o Defensor Daniel Teles Barbosa, o resultado do mutirão foi positivo, pois além de a educação em direitos constituir uma das funções institucionais da Defensoria Pública, a aproximação do Órgão com a população de baixa renda é essencial para a concretização da sua missão na garantia do acesso à justiça e aos direitos básicos dos cidadão e cidadãs.

Os idosos também receberam exemplares da cartilha de orientação jurídica sobre direito previdenciário e assistência social, disponível através do link http://www.dpu.gov.br/images/stories/arquivos/PDF/Cartilha_Direito%20Previdenciario_web.pdf.

Você sabia?

Conhecido por patrocinar gratuitamente as causas dos revéis, pobres, viúvas e órfãos, Santo Ivo, padroeiro dos advogados, faleceu no dia 19 de maio de 1303. A data dedicada ao Santo Advogado serviu de inspiração para comemorar também o Dia Nacional da Defensoria Pública, nos termos da Lei n° 10.448/02.








Nenhum comentário:

Postar um comentário